Você Treina e Não Atinge o Resultado Esperado?

Por André Luiz Molina | Educador Físico

Isso é clássico nas academias, a pessoa treina há um ano ou mais e não vê resultado, aí vem a pergunta: Onde esta o erro?

Existe alguns fatores que podem estar contribuindo para que você não atinja o resultado esperado, pois não é tão simples assim quanto parece, para você obter resultados expressivos, além do treino é importantíssimo levar em consideração a alimentação, descanso, disciplina, rotina, e muito mas muito, foco no seu objetivo.

Não vou entrar no mérito da alimentação e suplementação, deixo isso para meus colegas Nutricionistas, mas sim, não tem como falar de exercício físico sem pensar em alimentação correta, uma coisa anda junto com a outra, assim como o descanso, faz parte disso, independente se você está querendo ganhar volume muscular ou eliminar excesso de gordura, tem que levar em consideração esses três fatores.

O descanso é parte integrante do treino, mas muitas pessoas o negligenciam, por achar que só quando estão na academia é que o corpo está se desenvolvendo. Descansar o corpo é fundamental para recuperar a musculatura trabalhada e o descanso não é somente na hora do sono, mas do dia também, se você treinou forte hoje seu corpo precisa descansar pelo menos na região trabalhada 48 horas, sem falar que durante o sono nosso corpo libera hormônios que ajudam na construção muscular.

Mas quero falar um pouco mais é do treino em si, do planejamento dele, independente se o seu objetivo é hipertrofia, corrida ou outra coisa, é necessário uma periodização.

Se você nunca ouviu falar nisso está na hora de conhecer o que é um macrociclo e um mesociclo. São fases de uma periodização de treinamento, que é a partir disso que você irá traçar o seu trabalho, para chegar ao objetivo principal. Claro, se você não é um profissional de Educação Física, não tem obrigação de entender isso, mas é importante saber que existe e pedir para o seu professor(a) da academia te explicar melhor e saber se isso está acontecendo em seu treino.

Quando falamos em atletas profissionais, é obrigatório falar de periodização, pois tudo é pensando com antecedência, para obter os melhores resultados no período proposto no planejamento. Mas, mesmo para as pessoas que não levam o exercício físico como profissão isso pode e dever ser feito, para também alcançar bons resultados.

Uma periodização visa estabelecer etapas no seu treino, etapas essas que irão fazer você evoluir no treinamento, e isso, infelizmente não acontece com muitas pessoas, pois sem esse planejamento, muitos ficam meses realizando o mesmo treino e daí seu corpo estaciona, não a progressão. Quanto é realizado o planejamento fica mais fácil mensurar em que fase o seu corpo está.

Por isso, friso mais uma vez a importância de um bom profissional acompanhando seus treinos, seja curioso e busque entender como é feito a elaboração do seu treino, porque começar dessa maneira e não daquela e, ter paciência para ir gradativamente melhorando sua performance.

Não tenha pressa para atingir os seus resultados, mas sim, tenha disciplina e muita força de vontade de mudar, pois para ser mais um não é preciso fazer muito esforço, mas para ser diferenciado precisa de muita dedicação. 

 

 

André Molina | CREF 010593-G/PR | instagram.com/molina_personal |                                                         facebook.com/andre.molina.33

 

(Visitada 35 vezes, 1 visitas hoje)