Para Receber no Inverno: Queijos e Vinhos

Junho é o mês oficial em que o inverno chega e, com ele, o frio e aquela vontade de se jogar numa noite de queijos e vinhos – quem não ama? Eu adoro muito essa combinação <3

Mas, essa noitada frenética regada a queijo e vinhos tem que ser um programa sem pressa com os amigos, na companhia de quem amamos, com tempo para degustar cada momento, aquecer o coração e jogar conversa fora.

Reuni algumas dicas valiosas para você se organizar e investir também numa noite saborosa.

1 – Use a criatividade! Sim, isso mesmo! Use e abuse dela. Não existe uma regra específica para montar sua mesa, o importante é seguir sua intuição e testar.

2 – Compre os queijos o mais próximo possível ao dia que for servi-los. Planeje-se, o ideal é escolher uma loja ou supermercado onde você possa degustá-los. Se não puder, busque na sua memória os sabores que mais lhe agradam. Exemplo, tenho um querido amigo que aprecia o tipo Grana Padano, se ele for convidado, é clarooo que tenho que oferecer seu tipo preferido de queijo.

3 – Quantos tipos de queijos servir? Varie de três a cinco tipos de queijos de famílias diferentes, com sabores e texturas distintas, dos suaves aos mais fortes. Dica importante: os queijos devem permanecer fora da geladeira pelo menos 30 minutos antes de servidos, isso garante que estejam em temperatura ambiente e, assim, recuperem sua textura, sabor e acentuam seus aromas.

Algumas sugestões e tipos de Queijos:

Queijos Amarelos: Ementhal e Gruyère.

Queijos Duros: Parmesão, Parmentino, Reggiano, Grana Padano, Sardo e Reino.

Queijos de Mofo Azul: Gorgonzola e Roquefort.

Queijos de Mofo Branco: Brie, Camembert e Bleu de Bresse.

Queijos Semi Duros: Pategras, Gouda, Cheddar e Provolone curado.

4 – Calcule a quantidade de queijos necessários conforme o número de pessoas e ocasião:

Prato Principal: 170 gramas por pessoa | Entrada: 110 gramas por pessoa | Happy Hour: 90 gramas por pessoa | Aperitivo: 60 gramas por pessoa.

5 – Utilize uma faca para cada tipo de queijo. Facilita muito o serviço e garante não misturar sabores e aromas.

6 – Corte previamente algumas fatias de queijos para orientar os convidados. Evite que os queijos fiquem todos no mesmo formato, distribua em cubos, torrões, fatias. Isso atrai e convida o convidado a servir-se.

Mesa de Queijos – Buffet Santa Fé

7 – Os acompanhamentos ajudam a aguçar o paladar e realçar o sabor dos queijos. Pense com carinho neles! Mas, lembre-se os acompanhamentos, como o nome sugere, são coadjuvantes. Os queijos são os protagonistas!

Sugestões do que podemos usar e servir:

Pães: Baguete, Ciabatta, Italiano, Pão Preto, Sírio. Eles tem a função de limpar o paladar entre um queijo e outro.

Frutas frescas: Hum…sempre bem vindas. A uva refresca, a maçã limpa o paladar na degustação. As frutas vermelhas, são clássicas e a melhor pedida para harmonização com queijo brie e a pera com os queijos azuis.

Frutas desidratadas: Ameixas, Tâmaras, Damascos e Uva passa são deliciosos e vão bem com quase todos os tipos de queijos. A combinação doce e salgado para quem gosta, é maravilhosa.

Nuts: amêndoas, avelãs, castanhas, castanhas-de-caju, castanhas-do-Pará, macadâmias, nozes e pistaches e as sementes: amendoim e amêndoa de baru. Todas deliciosas e crocantes! Invista na variedade, esse mix é sucesso garantido.

Ainda tem as geleias de frutas vermelhas para os queijos com mofo branco e mel para os azuis e brancos, tipo Brie. Já experimentaram a geleia de vinho Cabernet Sauvignon, da Casa da Madeira ? É muito boa! Recomendo!

8 – Capricho na apresentação: Eu adoro essa parte! As tábuas de vidro, porcelana, madeira, ardósia ou granito são ideias pois não influenciam no sabor e aroma dos queijos. Arrume com carinho, distribua galhos de ervas frescas, as frutas e tudo o que achar que possa compor a sua mesa e assim você vai adicionar toques de beleza e frescor ao momento.

9 – Dica de bom anfitrião: Desafie e estimule seus convidados a fazer a degustação seguindo uma ordem crescente de complexidade, para isso organize os queijos dos mais suaves para os mais fortes e dos macios para os mais duros.

Nada complicado, certo? Aproveite as noites frias, chuvosas e chame os amigos e a família para essa experiência sensorial maravilhosa! Tenho certeza que será um sucesso!

Fonte: Polenghi Sélection | Imagens Pinterest | Reprodução | Adriano Oening Fotografia | Buffet Santa Fé.

(Visitada 2.232 vezes, 1 visitas hoje)