Praça dos Pioneiros, no Bairro da Cango

Localizada ao lado da Avenida General Osório, do outro lado da rua onde estava instalada a Cango – Colônia Agrícola Nacional General Osório – que deu o impulso inicial para a formação da Vila Marrecas, depois sede do município de Francisco Beltrão. A Praça do Pioneiro é muito simbólica para a nossa cidade.

No local encontra-se a primeira patrola utilizada para abrir estradas no Sudoeste, em 1945. A patrola representa a chegada da técnica, ligada à ação da Cango, que impôs ao território transformações substanciais. Esse monumento nos reporta à divisão do trabalho e ao universo técnico que envolveu os grupos sociais na constituição da cidade e do espaço rural sudoestino. Na Praça dos Pioneiros encontra-se também o Monumento ao Pioneiro (fotografia da capa). Este monumento celebra o Jubileu de Ouro de Francisco Beltrão entre 1952 a 2002, e retrata as famílias que vieram principalmente do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, abrindo caminho e colonizando a região, amparadas em grande número pela CANGO – Colônia Agrícola Nacional General Osório.

Avenida General Osório, que passa enfrente a Praça dos Pioneiros.

Praça dos Pioneiros é muito mais do que um simples espaço urbano em Francisco Beltrão. Ela é um símbolo de conexão, memória e celebração, onde a história e a cultura se encontram. Seja para aprender sobre os pioneiros ou desfrutar de momentos de tranquilidade, a praça é um destino imperdível que enriquece a experiência de quem visita essa  nossa cidade.

Fotografia Leila Lindiana

Informações | Memória(s) e território: elementos para o entendimento da constituição de Francisco Beltrão-PR | Luiz Carlos Flávio.

(Visitada 164 vezes, 1 visitas hoje)