Risoto de Sálvia e Antepasto de Pimentões com Alcaparras | Quintal Pepper

Amo me aventurar na cozinha, testar sabores e receitas. Sou adepta a “cozinha prática” sem muita frescura, muitas etapas e complicações. Foi assim que surgiu essa receita, o risoto surgiu da junção de ingredientes que tinha em casa: arroz, sálvia (da horta da minha mãe), o Sal para Risoto e o Antepasto da Quintal Pepper – o resultado foi um prato colorido, vibrante, cheio de sabor, quentinho para alimentar o corpo e a alma.

Risoto de Sálvia, com Antepasto de Pimentões com Alcaparras e Sal com Açafrão da Terra.

Ingredientes |
80g de arroz arbóreo
40g manteiga
¾ cebola grande picadinha
4 colheres de Antepasto de Pimentões e Alcaparras Quintal Pepper
5 folhas de sálvia, picadinha
1/4 de xícara de vinho branco seco
Sal para Risoto com Açafrão da Terra Quintal Pepper
Caldo de legumes

Modo de Preparo |
Em uma panela colocar a manteiga em uma panela larga, refogar/suar a cebola cortada finamente, junte a sálvia incorpore a cebola, fritando-a. Adicione o arroz e refogue, mexendo sempre, os grãos ficarão com as bordas transparentes.
Derrame o vinho na panela e mexa bem o arroz, até que todo líquido tenha evaporado.
Abaixe o fogo para o mínimo e junte o caldo. Mexa bem, sem pressa, movendo o arroz pela panela, deixando-o submerso. E mexa. Repita o processo cada vez que precisar, deixando sempre o arroz com liquido suficiente para o cozimento.
Quando estiver chegando no final do cozimento do arroz, adicione o antepasto. Prove e acerte o sal. Vá experimentando o arroz durante todo o processo, assim você terá mais controle do cozimento.
O ponto do arroz é sem gosto “farinhento”, macio mas resistente à mordia — ou seja, sem desmanchar na boca — e sem grudar nos seus dentes.
Sirva com queijo ralado da sua preferência, eu coloquei provolone. Muitas receitas acrescentam o queijo para dar sabor e cremosidade, a minha eu somente ralei o queijo por cima, já que consegui o ponto desejado.

Quintal Pepper| Avenida Julio Assis Cavalheiro, 390 – Loja 45 | Shopping Aquarius | Francisco Beltrão/Pr | Atendimento: Segunda a Sexta-feira: 13h30 as 18h30 e Sábado: 10h00 as 13h30.

(Visitada 92 vezes, 1 visitas hoje)