Tendências em Atividades Físicas

Texto | André Molina – Educador Físico

“O cenário atual parece ter influenciado bastante o ranking mundial de tendências fitness para 2021, elaborado a partir de uma pesquisa do Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM, sigla em inglês)

Em sua 15ª edição, o tradicional levantamento contou com a opinião de 4.377 especialistas, incluindo brasileiros. Basicamente responderam questionários sobre o que deve se manter em alta durante esse ano dentro do mundo fitness.

E o eleito em primeiro lugar nesse ano são os treinos online! Para ter ideia, na pesquisa do ano passado, essa modalidade ocupou apenas a 26ª posição. Com o isolamento social, o mercado fitness teve que se adaptar e com isso muitas pessoas foram beneficiadas.

Os treinos online, das mais variadas modalidades e muitas vezes sem necessidade de usar equipamentos, caiu no gosto popular. O segundo lugar ficou com as tecnologias vestíveis. São aqueles relógios e aparelhos que dão um toque a mais de diversão às atividades físicas e ajudam a monitorá-las. Por dois anos seguidos (2019-2020) esse item tinha sido o mais votado pela ACSM. Já a medalha de bronze foi para os treinos com o peso do próprio corpo. Em 2020, eles ficaram em sétimo lugar.

O motivo da chegada ao pódio também vem da necessidade de remodelar o esforço físico. Já que exercícios como flexões, abdominais e agachamentos dispensam equipamentos e podem ser praticados em casa (ou em qualquer outro lugar).

Mas vale sempre ressaltar a importância da orientação de um profissional de Educação Física, mesmo que você vá utilizar somente o peso do corpo, não quer dizer que não aja risco de lesão; que pode vir por um excesso de repetição de um movimento ou até mesmo um movimento mal executado ocasionando um estresse em alguma região do corpo.

Cuidar da saúde do corpo e da mente é fundamental em qualquer época da vida, mas o modo como você busca esse equilíbrio deve ser seguro, para não levar a outros problemas.

Abaixo as 10 tendências mais votadas para 2021 e qual foi sua posição no ano passado.

  1. Treinos online (26ª posição em 2020);
  2. Tecnologias vestíveis (1ª lugar em 2020);
  3. Treinos com peso do corpo (7ª lugar em 2020);
  4. Atividades ao ar livre (13ª lugar em 2020);
  5. HIIT ou exercício intervalado de alta intensidade (2ª lugar em 2020);
  6. Treinos virtuais (pela primeira vez separado do online na pesquisa);
  7. Exercícios como remédio (6ª lugar em 2020);
  8. Treinamento de força com peso do corpo (também uma categoria inédita na pesquisa);
  9. Programas para pessoas mais velhas (8ª lugar em 2020);
  10. Personal Training (5ª lugar em 2020).

Exercício físico sempre é um bom remédio. Pense nisso!

 

André Molina | CREF 010593-G/PR | www.mundosaude.club | instagram.com/mundosaude.club

(Visitada 29 vezes, 1 visitas hoje)