Pé no Chão

O Educador Físico André Molina chama atenção para nossos pés, isso mesmo! Você já parou para pensar que pode treinar de pés descalços e estimular as várias áreas e terminações nervosas localizadas nos pés e, que isso vai lhe proporcionar mais saúde? Vamos as explicações.

Nosso corpo é conectado através de cadeias miofasciais e, é através da fáscia que conseguimos transferir energia de uma parte do corpo para outra.

Sabendo que nosso corpo e totalmente conectado, fica fácil entender que é dependendo da maneira com que o nosso pé se posiciona no chão que essa transferência de energia pode ser eficiente ou não.

A interação entre o pé e o chão, assim como conhecer as interconexões entre o pé e o resto do corpo e os poderes da força integrada, nos possibilita potencializar nosso desempenho, seja na construção de força, na eficiência motora ou na melhora da função articular.E é nessa perspectiva integrada que podemos entender melhor que algumas disfunções que ocorrem nos pés como Neuroma de Morton ou o famoso “joanete”, são de origem funcional e também podem interferir diretamente no bom funcionamento de nossas articulações.

Entender a importância de ter um pé forte e capaz de transmitir forças de maneira equilibrada, nos permite ter uma maior eficiência nos movimentos e uma maior consciência corporal.

O treinamento físico funcional é uma das modalidades que presa pelo trabalho descalço, trabalhando o corpo como um todo e não dividindo por grupos musculares. Trabalhar os movimentos naturais nos permite uma maior integração e consciência do movimento.Treinar descalço te dá maior conhecimento sobre seu corpo, mas isso não quer dizer que você não possa treinar com calçado. Minha dica é, evite o excesso de conforto, isso nos distancia da nossa essência, mas tenha coerência em saber a hora certa de tirar ou por o tênis.

Tão importante quando conhecer sua técnica de treino e treinar, então focar em não parar é fundamental, e se possível experimente novas formas de movimentar seu corpo.

Quebre a regra e promova sua saúde!

André Molina | CREF 010593-G/PR |www.mundosaude.club | Instagram.com/eusouandremolina

(Visitada 97 vezes, 1 visitas hoje)