Preparado para iniciar mais um ciclo?

Texto | Franciele Schmitz

“Em tempos onde as listas de atividades são quase intermináveis, dividir o dia entre as relações pessoais, de trabalho e estudo parece quase impossível. Em meio a toda essa rotina fica difícil dar exemplos de tarefas que entendemos como urgentes e importantes, justamente pelo fato de confundirmos o que mais importa. Essa talvez seja a grande questão para organizarmos nossos dias e a nossa vida, o que realmente importa pra você?

Tem tanta gente por aí que vive no automático que não seria capaz de responde-la de pronto. Quando faço essa pergunta nos meus atendimentos, ouço muito: “Que pergunta difícil Fran”. Será que realmente é difícil ou a gente que não se permite vivenciar, enxergar e escutar o que realmente importa para os nossos dias? Tem tanta gente passando pela vida e terceirizando a responsabilidade das suas escolhas e quando chega no final dela descobre que poderia ter sido mais. Então, diante disso, será que precisamos deixar passar o tempo para refletirmos sobre qual é o nosso propósito?

No geral, as pessoas não acham tempo para aquilo que entendem não ser importante. No entanto, quando encontramos as razões certas, a energia e o resultado vêm. O teu cérebro te ajuda a buscar aquilo que você acredita. Por outro lado, gostamos bastante de dizer que estamos ocupados demais nos nossos dias, até para atender uma expectativa do mundo atual. Cuidado com estas distrações, as vezes estamos ocupados demais com uma vida vazia demais.

Então, diante de um ano tão atípico, onde tantas mudanças aconteceram e dado o fato de um novo ano estar apontando, a dica que eu dou é que indiferente das decisões que tome, sejam elas do cotidiano ou de grande relevância, precisam ser embasadas no seu autoconhecimento. Suas decisões são intransferíveis, assim como a sua vida.

Perguntas simples podem ajudar a ampliar seu olhar sobre si e assim, gerar as mudanças necessárias ou reforçar o que tem de mais incrível em você e o que faz sentido para sua vida.

Que tal começar se perguntando como é que me sinto agora?

Qual meu principal desafio? O que me deixa orgulhoso sobre mim mesmo?

Qual foi a ultima vez que realmente me senti vivo?

Por quais motivos vale a pena lutar?

Se tirar o trabalho da minha vida, o que sobra de mim?

Por quais coisas sou grato?

Quais são as coisas mais carinhosas que posso fazer por mim mesmo?

Sendo sincero consigo você aprende mais sobre si e, através dessas novas informações, pode começar a estabelecer prioridades e trilhar um caminho positivo de vida, alinhado a quem realmente é. E mais que isso, descobre o que é importante. Assim, fica mais fácil experenciar 2021 que está chegando. Preparado para iniciar mais um ciclo?”

Franciele Schmitz | CRP 12/16481 | Franciele é psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina desde 2005.

  • Especialista em Gestão empresarial com ênfase em pessoas.
  • Possui formação em Psicoterapia psicanalítica breve e é discente em Psicologia positiva.
  • Ao longo destes anos de trabalho, atuou nas políticas públicas e nas áreas organizacional e saúde.
Todas as suas experiências lhe deram a oportunidade de conviver com sujeitos únicos, histórias incríveis e observar diferentes maneiras de viver a vida. Essa foi a principal motivação para aprofundar seus conhecimentos nas questões individuais de cada pessoa.

É com essa experiência que atua como consultora organizacional, desenvolve líderes e realiza atendimentos individuais no consultório.

(Visitada 28 vezes, 1 visitas hoje)